26 de out de 2016





  ASSOCIAÇÃO DE DOCENTES DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - SEÇÃO SINDICAL DO ANDES-SN
___________________________________________________________________
 
Associação Docente da UNIR sinaliza greve em mais um ato público
A Diretoria da ADUNIR promoveu um evento na semana passada, denominado “II Encontro Estadual de Políticas de Educação, Saúde e Novas Tecnologias”, que reuniu diversos convidados trazidos especialmente para a ocasião, dentre os quais a atual Presidente do Sindicato Nacional d e Docentes do Ensino Superior (ANDES), do qual a ADUNIR é braço sindical.
A ADUNIR apresentou documento expressando a sua satisfação com o encontro e com os debates, manifestando-se na mesa de abertura, juntamente com o Reitor da UNIR, professor Dr. Ari Teixeira Ott, favorável às lutas políticas pela defesa dos direitos dos docentes do Ensino Superior, ameaçados que estão pelo congelamento de salários por vinte anos, segundo a proposta da PEC 241.
Na ocasião, ficou acertado que as sessões sindicais terão autonomia para deflagrar movimento grevista, proposta encampada pela ADUNIR, se assim for o desejo dos seus associados.
Ao longo do debate, prevaleceu a proposta de haver paralisações pontuais, de modo a impulsionar ampliação quantitativa sobre os interesses, sempre em defesa da Educação Superior, uma vez que os investimentos deverão ser garantidos ainda no campo da expansão das universidades.
A ADUNIR agradeceu o comparecimento aos trabalhos, fruto da consciência política dos associados, seja de Porto Velho ou oriundos dos demais Campi da UNIR, que atenderam ao chamado da seção sindical e participaram das atividades
O planejamento levou em consideração a data, em comemoração ao dia do professor, e realizou diversas atividades, nos dias 13 e 14 no auditório da UAB, no Campus de Porto Velho, além de reuniões parciais, com docentes na capital do Estado.
Foram debatidos temas como: assédio moral, Enquadramento, Plano de carreira, Educação a Distância, PEC 241, Portaria 1134 do Ministro de Estado da Educação e a Reforma da Previdência. Dentre os vários assuntos apresentados, destacamos a tese de enquadramento apresentada pela ADUNIR, a qual foi indicada para exposição no encontro nacional de assessores jurídicos, promovido pelo ANDES a ser realizado em Brasília nos dia 05 e 06 de Novembro; outro encaminhamento relevante foi a do nosso sindicato nacional, que através de sua presidenta, discorreu sobre o atual momento brasileiro e especificamente sobre as propostas do governo e suas consequências danosas sobre a educação;
Também se manifestou como o ANDES está acompanhando e se organizando para uma possível greve geral, no entanto, reflexiona que qualquer iniciativa deste porte deverá também levar em consideração o envolvimento das principais centrais sindicais brasileiras como forma de fortalecer o movimento.
Para finalizar e como sugestão, acreditamos que “o simples repasse de conhecimento e informação não é suficiente para uma educação cidadã. É preciso despertar o envolvimento cognitivo e afetivo do indivíduo, fazendo-o sentir que a educação o propicia consciência para entender e modificar as realidades de seu meio, inclusive com a defesa da ética na política e contra seus golpistas.”
Dando continuidade a toda uma agenda de trabalho, a ADUNIR, SINTUNIR e o SINASEFE proporcionaram nesta segunda feira (24) no auditório do NUCS palestra sobre os temas PEC 241 e assédio moral, onde esteve presente o Drº Hadamés assessor jurídico do Sintunir.
Dentro desta mesma proposta do movimento contra a PEC 241, no dia 25/11/2016 foi realizada nas dependências do Campus da UNIR, reunião de trabalho entre representantes da ADUNIR, SINTUNIR, SINASEFE, MOVIMENTO ESTUDANTIL DA JUVENTUDE e da FRENTE BRASIL POPULAR, ficando decidido uma nova reunião de trabalho ampliada, para o próximo dia 04, objetivando organizar as atividades do dia nacional de paralisação a ser realizada no dia 11/11/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!