15 de out de 2015

Dia do Professor


PREZADOS PROFESSORES E PREZADAS PROFESSORAS,

“Nosso papel não é falar ao povo sobre a nossa visão do mundo, ou tentar impô-la a ele, mas dialogar com ele sobre a sua e a nossa. Temos de estar convencidos de que a sua visão do mundo, que se manifesta nas várias formas de sua ação, reflete a sua situação no mundo em que se constitui. A ação educativa e política não pode prescindir do conhecimento crítico dessa situação, sob pena de se fazer ´bancária´ ou de pregar no deserto”. (Paulo Freire, em Pedagogia do Oprimido)                                                                              

Esta data, 15 de outubro, é um convite para que todos e todas repensemos nossos papéis e nossas atitudes do nosso fazer de ensinar e de aprender. É sabido que nossas atitudes demonstram o compromisso com a educação libertadora, tal como nos ensinou Paulo Freire.

Aos professores e às professoras, fica nosso pedido para que não descuidem de sua missão de Educar, nem desanimem diante dos desafios diários. A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Assim precisamos realizar nosso Labor com Eficiência e Humanismo, sem perder de vistas nossa responsabilidade em formar cidadãos que sejam capazes de contribuir com o desenvolvimento do Estado Brasileiro.

Hoje é também Dia de Luta! Nós, Educadores, também somos trabalhadores e precisamos estar atentos para defendermos a Universidade Pública Federal e exigirmos o cumprimento das nossas reivindicações sejam de melhoria salarial, seja para a melhoria das nossas condições de trabalho e, principalmente, para que nossa profissão seja reconhecida como fundamental para que o avanço social e econômico do nosso País. Devemos estar atentos porque nossa Luta é permanente!  

Por tudo isso, Felicito a todos os Professores e a todas as Professoras neste dia!


                                                                  Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!